Costa Alentejana

costa alentejana e costa vicentina

Booking.com

O clima é mediterrânico, mas com uma forte influência marítima ou esta região não estivesse de frente para o Atlântico. As temperaturas normalmente são amenas durante todo o ano, exceto em alguns períodos de ventos.

Estes ventos são um importante fator no clima da região. Os ventos dominantes são os do quadrante norte. Por vezes ocorrem ventos de sudoeste, principalmente no inverno, enquanto os de levante ocorrem com baixa incidência o ano todo. Nas tardes de verão são comuns brisas marítimas intensas e carregadas de humidade.

Temperaturas

As temperaturas aumentam de norte para sul; as medias mensais rondam os 20-23º e no inverno (dezembro a fevereiro) os 11/13º com picos anuais que podem variar entre os -4º (no interior em janeiro) e os 40º em julho.

A precipitação máxima ocorre no mês de Dezembro, principalmente nas serras do interior e no restante litoral alentejano. Em geral, chove mais para norte e para o interior (área serrana), a época chuvosa fixa-se entre novembro e abril.

A precipitação apresenta um caráter torrencial típico do sul do pais e das restantes áreas mediterrâneas.

Os nevoeiros não são muito frequentes, acontecendo apenas em alguns dias do ano, mas a humidade do ar costuma manter-se elevada, mesmo em períodos mais quentes.

A insolação media anual é muito elevada, das mais altas do pais e da Europa.

Estado do Mar

O mar apresenta-se, regra geral, mais revolto em relação ao Algarve, mas mais calmo que o do litoral a norte de Portugal.

Quando ocorrem fortes sistemas depressionários e que aproximam-se da costa ou a atingem diretamente, no período do inverno, podem ocorrer temporais com ondulação até 10 m.

A água do mar é muito rica em biodiversidade e pura mas também fresca, com a temperatura variando entre os 14/15º em fevereiro e os 20/21º em setembro.

Categorias: Alentejo litoral

Comentários no Facebook