Costa Alentejana

costa alentejana e costa vicentina

Booking.com

Para quem gosta de fazer caminhadas, observar a natureza envolvente, ir à descoberta do desconhecido e apreciar a calma, a rota vicentina é sem dúvida um dos lugares a conhecer antes de morrer!

mapa-da-rota-vicentina

Créditos da Imagem: quintadochocalhinho.com

Esta rota que já tem possui uma certificação europeia para os seus percursos, é constituída por uma rede com cerca de 400 quilómetros de trilhos pedestres pelo Alentejo litoral até ao Algarve.

A Rota Vicentina, composta por vários percursos pedestres ao longo da costa sudoeste de Portugal soma já cerca com 400 quilómetros sinalizados para caminhar entre Santiago do Cacém (Alentejo) e o Cabo de S. Vicente (Algarve).



Foi inaugurada em 2012 e desenvolvida em parceria entre entidades públicas e empresários locais, que apostam no turismo de natureza como via de desenvolvimento incontornável para toda a região. A rota engloba o Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e Percursos Circulares.

Poderá usufruir da Rota Vicentina com belas caminhadas ou então de bicicleta(BTT), tudo vai depender do seu gosto de apreciar o ambiente envolvente desta região.

Aproveite também para dormir nesta região e depois traçar o seu caminho para explorar na Rota Vicentina: encontre aqui os melhores hotéis e locais de dormidas.

Os caminhos já existiam, dividindo-se como traços no meio da paisagem. Uns mais largos, outros apenas uma pequena linha ou a noção de que era preciso ir de um ponto ao outro.

Atalhos e veredas que eram percorridos pelas gentes locais, pelos turistas mais aventureiros ou por aqueles que queriam aventurar-se e perder-se na Natureza. Agora todos esses percursos foram delineados, mapeados e integralmente sinalizados, criando uma rede pedestre com várias etapas e ao qual se deu a designação de Rota Vicentina.

A Rota Vicentina em imagens

Categorias: Alentejo litoral

Comentários no Facebook